Porque minha internet está lenta e não atinge a velocidade contratada?

2 min. de leituraúltima atualização: 10.18.2023

Vários fatores podem causar lentidão, os mais comuns são:

  1. Utilizar a rede wi-fi incorreta: Para atingir velocidades acima de 150Mbps (Megas) você precisa estar conectado na rede wi-fi 5Ghz e não na 2.4Ghz.
  2. Outros dispositivos utilizando a mesma rede: Lembre-se que todos os dispositivos conectados no modem ou roteador Loomy compartilham a velocidade máxima do plano, ou seja, se por exemplo houver uma TV utilizando constantemente 25Mbps (Megas) de um plano de 400Mbps (Megas) restará 375Mbps (Megas) para os demais dispositivos utilizarem.
  3. Utilizar a internet via wi-fi muito na borda do sinal (sinal baixo/ruim): tanto para a rede de 5ghz quanto para a de 2.4Ghz ocorrerá perda de velocidade proporcional a distância que você estiver do modem ou roteador Loomy. Verifique como está o nível do sinal no dispositivo que você está utilizando e realize testes de velocidade na sua localização atual e perto do modem para comparar. Para realizar o teste de velocidade siga estas instruções.
  4. Dispositivo antigo/incompatível com velocidades mais altas: Nossos modens e roteadores estão preparados para fornecer velocidades de até 1750 Mbps (Megas) sendo totalmente compatível com nossos planos, porém para que você utilize 100% da velocidade contratada é necessário que o seu dispositivo também sejá compativel com as versões mais recentes do protocolo wi-fi, caso contrário a velocidade será limitada pelo máximo que o seu dispositivo consegue consumir. Você pode descobrir a versão do wi-fi de seu dispositivo verificando o manual do mesmo ou entrando em contato com o suporte de seu fabricante, confira aqui uma tabela resumida das versões e velociades do wi-fi, se ainda tiver dúvidas, entre em contato conosco em um de nossos canais de atendimento.
Este artigo foi útil?